RECURSOS HUMANOS
Plano de Formação: Formação técnica

A existência de um plano de Formação de efectivos fornece uma estruturação imprescindível a qualquer estratégia de gestão de RH. A Outvalue, trabalhando em conjunto com o cliente, desenvolve Planos de Formação adequados às funções e expectativas dos RH da empresa.

A componente Técnica da Formação de RH está directamente ligada ao conteúdo funcional das tarefas a desempenhar pelos colaboradores da empresa. A Outvalue identifica esse conteúdo funcional, prepara um plano de Formação a um período consentâneo com os prazos estratégicos da empresa e procede à sua aplicação no terreno, gerindo as acções de formação e o seu resultado.

Normalmente, a gestão de um plano de formação Técnica envolve a contratação de entidades para a formação em áreas específicas.


Plano de Formação: Formação comportamental

A Outvalue propõe ainda a inclusão no Plano de Formação de uma área destinada à Formação Comportamental. Dirigida especialmente a níveis de gestão ou a funções de contacto intensivo com o público, este tipo de formação envolve especial atenção às questões relacionadas com a gestão de situações limite (crises, conflitos) ou com programas de desenvolvimento de espírito de equipa e de liderança.

Ao contrário da componente Técnica da Formação, este tipo de formação é fornecida exclusivamente por consultores da Outvalue que, trabalhando em conjunto com os responsáveis pela estratégia da empresa, desenham o plano adequado de formação comportamental para cada caso.


Desenvolvimento e mudança organizacional

A Outvalue oferece apoio para suporte a projectos de mudança organizacional decorrentes de:

- introdução de novos processos / renovação de processos produtivos
- deslocalização geográfica
- fusões e aquisições
- alteração da estrutura de gestão

Desenhados para um desenvolvimento temporalmente restrito, estes projectos têm como objectivo a transmissão correcta das intenções da gestão e a minimização de eventuais ocorrências negativas no seio da organização. Para clientes que perspectivem uma mudança organizacional, é vantajoso o contacto prévio com a Outvalue, para que sejam previstos e acautelados eventuais obstáculos a uma mudança bem sucedida.


Definição de Carreiras e Perfis Funcionais

A Definição de Carreiras e Perfis Funcionais envolve uma abordagem exaustiva e intensiva de todos os processos produtivos, actuais e previsíveis, no seio de uma empresa.

Os objectivos de um projecto de DCPF consiste em:

- nomear as tarefas necessárias para a produção de uma dada empresa, num dado momento;
- definir carreiras e respectivos mecanismos de progressão e transferência num Plano de Carreiras;
- definir esquemas retributivos, incluindo sistemas e mecanismos de recompensa;
- identificar se os efectivos de uma empresa estão correctamente atribuídos às funções que desempenham e propor alterações em conformidade.

A implementação de um projecto deste tipo tem como benefício imediato a adopção de um Programa de Avaliação de Desempenho estruturado e baseado no Plano de Carreiras.


Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos é essencial para uma gestão de carreiras que permita uma operatividade clara e estruturada. Correctamente desenvolvida, permitirá a todos os intervenientes (avaliadores e avaliados) uma transmissão adequada dos princípios internos e um aumento da satisfação individual.
© 2010 Outvalue